terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma mão portuguesa

O período anterior a 1467 se caracterizava como um xogunato, forma de governo em que o xogum é a autoridade máxima. Xogun é uma espécie de ditador, coexistente com uma imagem imperial que é só fachada.
De 1467 a 1568, um período denominado Sengoku durava no Japão. O período dos "estados guerreiros" se caracterizava pela disputa do domínio do Japão entre os daimyos (lordes feudais grandes latifundiários);
Essa disputa se dava em guerras civis até que algum lorde feudal mais poderoso unificasse a terra (lembrando o significado histórico da palavra unificar: descer tanta porrada até que não sobre mais quem ouse desafia-lo) diminuindo o poder dos outros daimyos e se tornando xogun.
Esse lorde bam-bam-bam foi o lendário Oda Nobunaga. Seu diferencial? Espingardas. Oda entrou em contato com "comerciantes" portugueses e desse contato retirou sua, literalmente, arma secreta.
Nobunaga estabeleceu como capital a cidade de Kyoto, em 1568.
Traído por um de seus generais, Akechi Mitsuhide, cometeu o suicídio-ritual seppuku em 1582.
A campanha de unificação de Oda continuou, sua liderança foi herdada pelo seu general Toyotomi Hideyoshi, que vingou seu senhor.
Hideyoshi não se conteve apenas com o Japão, que ainda tinha alguns daimyos rebeldes, invadiu a Coréia que possuía aliados chineses, que também seriam seu alvo. Quando morreu, em 1598, suas tropas deram no pé da Coréia.
Tokugawa Ieaysu continuou a campanha de Nobunaga e na Batalha de Sekigahara, em 1600, derrotou todos os opositores a seu xogunato que teria como capital Edo, agora, Tóquio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário