segunda-feira, 21 de junho de 2010

Inca é inca, asteca é mexica


ASTECAS = em sua língua, o nahuatl, MEXICAS. Povo dominante na região do México na chegada do "conquistador" espanhol Hernán Cortês em 1519.

INCAS = império dominante na América do Sul, concentrados no atual Peru. Subjugados pelo "conquistador" Francisco Pizarro em 1532. Os incas mesmo seriam a família imperial.


Ok, o fato é que essas suas civilização possuíam a hegemonia em suas respectivas regiões. Controlavam, de diferentes maneiras, povos vizinhos e em uma análise das formas de dominação podemos ressaltar algumas diferenças que os caracterizavam.
Podemos utilizar como introdução a uma comparação dos domínios mexica e inca com uma singela exposição de suas mitologias.
Uma vez que, na mitologia inca, Viracocha teria criado os homens com diferentes culturas e costumes e que o Inca seria descendente do Sol, no mito mexica é prevista uma dominação asteca sobre outros povos, justificada por uma servidão anterior (esta lenda foi criada sob o governo de Itzcoatl, pelo menos, perto de 1430).
A dominação mexica incumbia a administração das regiões conquistadas, belicamente, aos pipiltin mexicas (nobreza), enquanto, por se tratarem de uma família (por isso menos numerosos), os incas permitiam às administrações locais que continuassem a reger, no entanto, subordinados aos "filhos do Sol".

Os astecas exigiam impostos (tributos), com o risco de serem transformados em escravos os macehualtin (servos) que não pagassem. Esses tributos serviam para o sustento dos pipiltin e de obras grandiosas, como aquedutos e diques, de responsabilidade estatal, uma vez que havia comércio no Estado mexica.
Já nos Andes, o Estado Inca era o responsável (ao menos na maior parte¹) pelas trocas e mantinha-se no poder como governo ativo utilizando o processo de mita, o qual conferia a influencia da família real em todo o seu vasto território.
Enquanto os astecas atraiam o ódio de muitos povos conquistados, no Estado inca era comum os administradores locais (que não pertenciam a família real) serem designados como ilegítimos¹.
A dominação política e religiosa inca tomava seus tributos nas formas de trabalho (mita) e rituais, enquanto os mexicas exigiam tributos agrários e pessoas para serem sacrificadas.

1= essas informações e descobertas historiograficamente recentes podem ser encontradas em:
MURRA, J. As sociedades Andinas anteriores a 1532. In: América Latina Colonial. Org: BETHELL, L. Tradução de Maria Cescato. Ed: EDUSP, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário