quarta-feira, 23 de junho de 2010

Negócio da China


Fica meio confuso, eu fiquei pelo menos, quando o professor explica que os portugueses tinham 6.000% de lucro em suas empreitadas no oriente. "Fazer comércio".
Como se davam essas relações? Como que eles iam ter 6.000% de lucro?!
Vamos viajar um pouquinho nessa idéia...
A coisa fica BEM clara quando Manoel Bonfim expõe, no inicio do século XX, uma versão das viagens trans-indicas que consiste em saques, seqüestros e pirataria.
Manoel Bonfim foi um gênio brasileiro que tinha suas idéias nacionalistas bem fortes em oposição a corrente que idolatrava a Europa e dominava academicamente a época.
As especiarias eram roubadas na Ásia e trazidas à Europa. Sim, saqueadas mesmo, pirataria no Oceano Índico. Cercos e saques, pirataria e seqüestros.
O preço lá encima com lucro, é óbvio, de 100%.
Surge daí a primeira companhia do mundo, a empresa holandesa VOC, a popular Companhia das Índias Orientais.
Ela assumiu o controle das rotas e garantiu o monopólio na Indonésia (lê-se garantiu o monopólio: desceu porrada até que a concorrência européia desistiu de passar por lá). A diferença entre o empreendimento holandês na Ásia e o espanhol na América Latina, é que a prata latina foi escoando por processos de bancos genoveses e, posteriormente holandeses, que controlavam juros, inflação, etc...
A Holanda criou uma empresa privada jogada dentro de uma bolsa de valores (o que garantia dinheiro com ações, operações e controles com produtos primários, câmbio e seguros marítimos) que logo deu início a uma nova empreitada: a WIC.
A WIC é a Companhia das Índias Ocidentais do Piratas do Caribe . A responsável pelo mesmo tipo de ação no ocidente meio óbvio, néh Nícolas?
Para você ter uma prova sobre a questão bélica nestas "empresas", a invasão holandesa no Brasil se deu por ação dessa companhia, a WIC, que acabou não dando certo porque eles foram expulsos do território brasileiro.
O controle holandês sobre sua mercadoria não terminava no mercado de ações não, eles ainda controlavam a balança oferta/procura, guardando na própria região dos países baixos seu estoque, impedindo que houvesse uma inflação absurda do mesmo modo que aconteceu com a Espanha pós-conquista.
E viva o capitalismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário