quinta-feira, 10 de junho de 2010

O guia politicamente CORRETO da história do Brasil


Se você gosta de livrarias tanto quanto eu, é muito provável que já tenha reparado em um livro bonito com uma capa que seria uma versão brasileira do St. Peppers (é, é, dos Beatles...).
Pois é, esse livro de poderosa distribuição "escrito" por Leandro Narloch, que trouxe a tona, e à massificação, algumas das pesquisas históricas acerca da História do Brasil mais polêmicas dos últimos tempos. Ou seja, o ex-jornalista da Veja e editor da Superinteressante resolveu compilar fatos já conhecidos na historiografia e aplicou um toque, desmedido, de sensacionalismo. E o fez muito bem.
Índios foram e são paga-pau, negros tinham escravos, comunistas são do mal. Pesquisas históricas, massificadas por um jornalista.
Eu vejo esse tipo de coisa com bons olhos. Vejo sim, e o livro que deveria ser provocador acabou abrindo a minha cabeça para um monte de coisa, tanta coisa que este blog tem como missão de existência ser o poço de descarregamento.
Uma pátria, onde quem dita as leis sou eu. Tão egocêntrico quanto escrever um livro, admito. E recomendo.
Aliás, se alguma coisa descarregada desta mente medíocre que lhe escreve interessar, seja bem vind@ a minha Pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário